Minha empresa tem salvação?


Diego Manson | 01:23 |

A Luciana Falcão, leitora do Pensando Grande, entrou em contato com o blog pois estava com algumas dúvidas em relação à gestão financeira de sua empresa. Procuramos um especialista para dar algumas dicas. Laecio Barreiros, da L&Barreiros Controladoria, focada em pequenas e médias empresas, fez uma análise da situação apresentada pela leitora e deu algumas sugestões.

Se você também quiser tirar suas dúvidas com o especialista entre em contato com o Pensando Grande e envie sua pergunta!

Dúvida da leitora

Tenho uma empresa cadastrada desde 2007 no ramo de empréstimo. Desde a criação, não consegui tirá-la do vermelho. Estava poupando um dinheiro para pagar as dívidas que havia contraído, porém meu marido queria abrir uma lan house. Para ajuda-lo, peguei minhas economias e ajudei-o a realizar seu sonho. Após 4 meses precisei ajuda-lo com reforma, compra de material para o funcionamento do negócio dele, etc. Sendo assim, comecei a tirar do capital de giro da minha empresa dinheiro para fazer tais reformulações. Nunca consigo quitar minhas dívidas e sempre fico devedora. Gostaria de contratar um funcionário para me ajudar, mas fico receosa em não poder paga-lo. Tenho um exemplo bem próximo sobre isso: meu marido contratou uma pessoa para ajudar na lan e não pode pagar no final do mês.

Além disso, gastamos cerca de R$ 7 mil para comprar o material para o negócio do meu marido no meu cartão de crédito, sendo que ainda falta comprar uma série de coisas como cadeiras, trocar máquinas que estão com problemas, etc. O aluguel da lan house também atrasou, logo está com as portas fechadas há 10 meses.

Não consigo fazer um financiamento nem pela Caixa pois não tenho como ficar pagando ao corretor. Devo ainda no cheque (que sempre volta) e o gerente do meu banco disse que não posso abrir uma linha de crédito em nome dele pelo meu nome estar sujo. A empresa de meu esposo está no nome dele e da minha filha, os nomes estão limpos. Preciso muito de ajuda, será que há solução para meus problemas?

Resposta do especialista – Laecio Barreiro

Prezada Luciana,

Sugiro um plano de saneamento financeiro em suas empresas, tecnicamente chamamos esta ação de Turnaround:

Mas para colocar o plano em pratica, você deve corrigir alguns vícios:

1) Não misturar as contas da Lan House com as da sua Empresa de Empréstimos. Mantenha todas as contas separadas, das empresas e também da Pessoa Física, ou seja, da família.

2) Parece-me que a situação da Lan House está próxima ou em situação de falência, pois com as portas fechadas há mais de 10 meses, só produziu custos e despesas. Neste caso só há uma alternativa: fechar definitivamente o negócio e iniciar a liquidação (venda) dos ativos, que são as máquinas e equipamentos. O capital conseguido deve ser investido na empresa de empréstimos para torná-la saudável, este caixa adicional será fundamental para o plano de saneamento.

Corrigido e tratado o assunto Lan House, precisamos agora adequar suas expectativas a um plano tático de retomada da lucratividade, deixar de lado o imediatismo e pensar no seu negócio com a visão de médio e longo prazos.

Vamos então a algumas sugestões que podem produzir efeito em um período mais longo:

Estruturar uma Política de Saneamento Financeiro

1º. Relacione em uma planilha de Excel todas as dívidas contraídas, com saldo devedor, quantidade de parcelas, taxa de juros, se parcelada o valor da prestação mensal.

2º. Relacione seus gastos fixos e variáveis necessários para a operação do seu negócio.

3º. Relacione suas receitas com faturamento, ou seja, as entradas pela venda dos seus serviços prestados.

Junte todas estas informações e estruture em uma outra planilha com uma visão de fluxo de caixa, conforme o exemplo abaixo:

FLUXO DE CAIXA

Período
SALDO INICIAL
Recebimentos e Vendas
Outras Entradas ( Venda de Ativos da Lan House)
TOTAL DE ENTRADAS
(-) SAÍDAS
DESPESAS FIXAS
Pró-labore, Aluguel, Água, Luz, Telefone
Outros
DESPESAS VARIÁVEIS
Materiais e custos de produtos vendidos
Impostos s/ Faturamento
TOTAL DE SAÍDAS
RESULTADO OPERACIONAL – GERAÇÃO DE CAIXA
SALDO OPERACIONAL
(-) AMORTIZAÇÃO DAS DÍVIDAS
Empréstimo / dívida
(-) INVESTIMENTOS
Aquisição de equipamentos, reformas, etc…
SALDO FINAL

Você pode fazer download grátis de um modelo de Fluxo de Caixa no portal Grátis e Melhor.

Esta planilha irá proporcionar uma visão dos “Gastos Fixos e Variáveis”, as “Receitas” e principalmente a “Geração de Caixa no Negócio”, que é o dinheiro que sobra para amortizar suas dívidas e fazer novos investimentos.

Conhecendo a sua capacidade de Geração de Caixa, procure as pessoas e empresas que você contraiu as dívidas e inicie uma negociação com o objetivo de aumentar o prazo de pagamento e reduzir o custo das dívidas (redução de taxa de juros) compartilhando com eles o seu plano de Saneamento Financeiro.

Geração Futura de Receita

Outro ponto fundamental para sucesso deste plano é garantir a receita/entrada de caixa planejada, que ela seja constante e se possível torná-la crescente com o aumento do número de clientes atendidos e aumentando o valor agregado aos seus produtos atuais.

Sugiro que você busque estruturar parcerias e convênios com empresas e associações para garantir fluxo contínuo de clientes, enfim, medidas simples que não precisam de investimentos para alavancar novos negócios. Nesta fase, criatividade e disposição para vendas são as palavras de ordem.

Com esta fórmula e visão de médio e longo prazos, a geração de caixa irá aos poucos crescendo, fazendo com que as dívidas sejam aos poucos amortizadas e liberando caixa para novos investimentos e, assim, gerando condições favoráveis para obtenção e acesso a novas linhas de crédito.

Perseverança, disciplina e, novamente, visão de médio e longo prazos são requisitos fundamentais para obtenção de sucesso em qualquer plano de retomada da lucratividade, técnica denominada “Turnaround“.

Vale lembrar ainda que o plano deve ser mensalmente revisado para acompanhar sua realização. Compare os resultados reais com o que foi planejado. Chamamos isto de apurar o “Real x Orçado”.

Desejamos sucesso!

0 comentários :

Postar um comentário