Cursos Gratuitos para Emprededores e Estudantes de TI


Diego Manson | 20:01 |

Muitas vezes a falta de tempo e de recursos financeiros acaba adiando a qualificação de pequenos empresários. Investir em profissionalização resulta em um diferencial competitivo para o empreendedor. Reunimos abaixo uma série de cursos gratuitos que abordam temas relevantes para pequenos e médios empresários. Os cursos são na modalidade de educação à distância, assim o empreendedor pode adequar o estudo à sua disponibilidade de tempo.
Cursos na Fundação Getúlio Vargas – FGV
A FGV é membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet. São vinte opções de cursos divididas em quatro categorias: gestão empresarial, metodologia, áreas de conhecimento diversas e para professores do ensino médio.
Confira abaixo alguns dos cursos oferecidos de gestão empresarial. Para fazer sua matrícula clique no nome do curso.
Consultoria em Investimentos Financeiros – Intermediação Financeira
Fundamentos da Gestão de Custos
Gestão de Pessoas – Motivação nas Organizações
Processo de Comunicação e Comunicação Institucional
Estratégia de Empresas – Introdução à Administração Estratégica
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável – História da Questão Ambiental
Gestão de Marketing – Produto, Marca, Novos Produtos e Serviços
Gestão da Tecnologia da Informação – TI nas Organizações: Estratégia e Conceitos
Técnicas de Gerência de Projetos – Gerenciamento do Escopo do Projeto
Clique aqui para ter acesso a lista completa de cursos.

Cursos oferecidos pelo Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas





O Sebrae oferece nove cursos gratuítos pela internet. A entidade aconselha aos empreendedores começar pelo “Aprender a Empreender”, que apresenta conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças. O Sebrae disponibiliza um certificado de participação aos alunos que concluírem os estudos. Os demais cursos oferecidos são:
Análise e Planejamento Financeiro: o curso aborda a adminstração financeira da empresa, fluxo de caixa, planejamento, definição de metas com base nos resultados e a viabilidade do negócio. Desenvolve no participante a competência de analisar e projetar estratégias empresariais a partir de informações financeiras.
Como Vender Mais e Melhor: o objetivo é desenvolver a competência para construir um modelo de gestão de vendas a partir de planejamento e ação comercial da empresa.
D-Olho na Qualidade: ensina ao empreendedor o método D-Olho (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), para trazer novos hábitos para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos.
Gestão de Cooperativas de Crédito: propicia ao participante o conhecimento e o desenvolvimento de práticas gerenciais necessárias a uma gestão efetiva e eficaz de cooperativas de crédito.
Atendimento ao Cliente: o participante aprenderá a identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente, refletir criticamente sobre as ações e os procedimentos de atendimento em sua empresa, planejar ações que garantam a satisfação dos clientes e possam gerar um impacto positivo nos resultados.
Boas práticas nos serviços de alimentação – gestão da segurança: voltado aos proprietários e gestores de bares e restaurantes, o curso ensina a implantar práticas de segurança alimentar em estabelecimentos.
Empreendedor Individual: visa conscientizar o empreendedor individual sobre a importância de se legalizar e os benefícios da Lei Complementar 128, de 2008.
Iniciando um Pequeno e Grande Negócio: aborda os seguintes conteúdos: perfil do empreendedor; identificando oportunidades de negócios; análise de mercado; concepção dos produtos e serviços e análise financeira.
Para fazer sua matrícula em um dos cursos acesse a página de educação do Sebrae (http://www.ead.sebrae.com.br/HotSite/) e clique em ‘Cadastre-se’.
Cursos oferecidos pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
O Senai oferece seis cursos gratuitos a distância, clique aqui para saber como funcionam o método de ensino à distância da entidade e aqui para ter acesso aos cursos.
Os cursos oferecidos são: educação ambiental, empreendedorismo, legislação trabalhista, segurança do trabalho, tecnologia da informação e comunicação e propriedade intelectual.
Cursos de idiomas




Sua empresa quer exportar ou você tem um comércio ou serviço com potencial para atender estrangeiros? Está pensando em ganhar dinheiro com a Copa 2014 e Olimpíadas 2016? Então você já imaginou que precisa investir na aprendizagem de um segundo ou até mesmo terceiro idioma.
O Live Mocha é a maior comunidade online para aprendizado de línguas com mais de seis milhões de membros. O site oferece cursos online e a possibilidade de praticar o que você aprendeu com nativos da língua. Os serviços básicos são grátis, mas há opções pagas. São mais de 32 idiomas, entre eles inglês, espanhol, italiano, francês, mandarim e japonês.
Conheça aqui histórias de empresas que fizeram da exportação um caminho para o sucesso!
Curso FNQ – Fundação Nacional de Qualidade
A FNQ disponibiliza o curso ‘Modelo de Excelência da Gestão’ dividido em duas etapas, o empreendedor deve dedicar cerca de oito horas para completar o estudo. Clique aqui para saber mais.
Cursos Grátis e Melhor




O portal Grátis e Melhor oferece soluções gratuitas da Microsoft para pequenas e médias empresas.
No site também é possível acessar diversos treinamentos para o uso do Excel, Word e outras soluções a favor de seu negócio.
Clique aqui para acessar o portal e clique na caixa ‘Pacote de treinamentos online grátis’ no canto direito inferior da tela para ter acesso aos treinamentos.
Cursos oferecidos pelo Portal da Educação Cooperativista
O Portal da Educação Cooperativista é gerido pela EDUCOOP – Associação dos Educadores Cooperativistas do Brasil e oferece alguns cursos gratuitos como cooperativismo de consumo, procedimentos contábeis nas cooperativas e marcas coletivas e marcas de certificação nas cooperativas e suas estratégias de marketing. Clique nos nomes dos cursos para ter acesso.
Gostou deste post? Acompanhe novidades semanalmente de cursos, materiais e dicas em meu Twitter!










0 comentários :

Postar um comentário