Seis dicas para vencer a concorrência e lucrar no natal


Diego Manson | 01:05 |

Os consumidores estão surpresos com o início das decorações de Natal em lojas, shoppings e supermercados. O planejamento para as festas de final de ano começa a tomar espaço nas reuniões de família e nas planilhas financeiras domésticas. Porém o que é surpresa para alguns é oportunidade de aumento de lucro para outros. Os vendedores enxergam nos eventos de finais de ano uma grande oportunidade para atrair clientes, lucrar e construir um cadastro de clientes para o próximo ano.

De acordo com a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), a expectativa de crescimento do comércio para a ocasião gira em torno de 6% a 8%. Mas como atingir uma margem de lucro interessante quando no mercado existem diversos concorrentes? O Pensando Grande conversou com o palestrante, escritor e especialista em vendas, César Frazão, que deu seis dicas para você que quer driblar a concorrência e aperfeiçoar seu negócio.

01. Otimismo dos vendedores. Além de ter produtos de qualidade e que interessem o público, você precisa ter em seu negócio funcionários otimistas e motivados. É comum que, para atender a grande demanda do final do ano, o lojista contrate uma equipe temporária. E como motivar essa equipe? “Você pode promover uma competição clara e transparente onde os melhores serão efetivados. Isso os deixa com garra e, consequentemente, potencia sua venda. Outra forma de motivar esse tipo de funcionário é envolver premiações em dinheiro e diferenciamento de comissão de acordo com determinadas vendas”, aconselha César.

02. Competência em técnicas de vendas e argumentação. Em seu livro “Show em vendas – Verdades, Mitos e Mentiras em vendas”, César explica que o vendedor precisa entender as necessidades do cliente. Como fazer isso? Perguntando. “Cumprimente o cliente, apresente-se, descubra um ponto em comum, comente algo interessante e a partir dessa relação busque entender o que o cliente realmente procura. Mais do que vender é necessário dar consultoria”, comenta Frazão.

03. Criatividade e jogo de cintura nas abordagens e negociações. Os clientes querem rapidez, descontos e objetividade no atendimento e pagamento. É necessário que sua loja forneça isso a ele. Entenda as necessidades, mostre que seus produtos e condições de pagamentos são as melhores e esteja preparado para todos os tipos de clientes. Folhetos são uma boa ferramenta para dar destaque e promover seus produtos, clique aqui e veja como fazer um.

04. Chegar antes do concorrente. Estude bem o seu mercado de atuação. Informe-se sobre novidades e sobre as tendências. Ofereça o produto antes dos outros. Estude os pontos fracos da concorrência e tire vantagem disso. Todas essas dicas poderão fazer de sua loja um local de referência não só para os eventos de final de ano, mas também para as outras comemorações.

05. Coragem para enfrentar grandes marcas. Marcas famosas começaram pequenas. Uma boa técnica de venda deve estar atrelada à coragem, garra e vontade de vender. Não tenha medo de enfrentar grandes lojas. Boa parte dos consumidores procuram empresas menores por serem mais atenciosas, oferecerem produtos de boa qualidade e pelo atendimento. Proporcione isso a eles.

06. Agilidade. “Rapidez no atendimento, no caixa, no pacote e até mesmo facilitar o estacionamento dos clientes. Em uma época onde todos estão com pressa, a loja que conseguir tornar suas vendas 10% mais rápidas venderá mais que a concorrência”, diz César. A agilidade pode e deve estar ligada ao diálogo e ao relacionamento com o cliente. Agilidade no atendimento não quer dizer que este ficará “mais pobre”. Para as lojas virtuais, facilitar o pagamento é uma dica quente, leia mais sobre as opções disponíveis neste post. Capacite sua equipe e boas vendas!

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