Defina as metas de sua empresa para 2011


Diego Manson | 05:01 |

O que você quer de 2011? Mais clientes, aumentar seu faturamento ou ter mais tempo para a família? Quando o final do ano se aproxima começamos a fazer planos e estabelecer metas para vida pessoal e também para a empresa, o problema é que muitas delas ficam esquecidas e os planos são abandonados na correria do dia a dia. Por isso é preciso dedicar um tempo para o planejamento e estabelecer processos para que este esquecimento não aconteça.

Que tal aproveitar o novo ano que se aproxima para colocar em prática algumas dicas? O Pensando Grande conversou com a psicóloga Regina Silva, especialista em desenvolvimento e diretora do Centro de Treinamentos Gyraser.

Como o pequeno empresário deve definir metas para o próximo ano? Quais as melhores técnicas para definir metas adequadas e não cair na armadilha de criar expectativa difícil de alcançar?

O ideal é reservar um período para pensar sobre seus sonhos para sua empresa dele. E assim começar a pensar nas metas de longo prazo (10 anos) nesse momento estamos falando do que você idealiza para sua empresa. Aonde quer chegar? O que quer possuir? Como ele idealiza o negócio?

Após responder estas perguntas, o empresário pode começar a elaborar as metas de médio prazo (daqui a 5 anos) nesse momento nós pensamos sobre o que já poderíamos ter feito pra chegar as metas de longo prazo. Por exemplo: imagine que como meta de longo prazo o empresário queira manter o negócio, mas também já ter aberto uma filial. Como meta de médio prazo seria ideal que o negócio dele estivesse estruturado para suportar a criação de uma filial.

Agora começamos a pensar nas metas de curto prazo (para dez/2011). E aqui o empreendedor deve se fazer algumas perguntas como:

O que é preciso fazer no próximo ano para chegar a esta meta de médio prazo?

Como está a minha empresa nesse momento? Saiba como fazer um diagnóstico completo de sua empresa.

O que seria viável e ao mesmo tempo desafiante para este próximo ano? Seria estruturar a empresa?

O que é preciso para estruturar a empresa?

Contratar quantas pessoas?

Nesse momento ele pode definir o que quer conquistar no próximo ano. Após definir a meta, fazer algumas perguntas como:

O que eu realmente desejo alcançar?

É possível ou estou colocando uma meta tão desafiante que não conseguirei cumprir?

Qual será o meu prazo para a realização desta meta?

Quais as evidências que eu terei de que cumpri realmente esta meta?

Quais serão os passos que darei para cumprir esta meta?

Escreva os passos que realmente precisa dar durante o ano para realizar sua meta e para cada passo definir a data em que terá cumprido este passo.

Confira no portal Grátis e Melhor planilhas que o ajudarão a fazer o planejamento e acompanhando das metas de sua empresa!

Após as metas definidas, quais os passos para não deixar que a correria do dia a dia as deixe cair no esquecimento?

Definir uma data semanal ou mensal para fazer o acompanhamento das metas. Avaliar se realmente está conseguindo cumprir as metas, se é necessário fazer algum ajuste. Uma dica é colocar as metas em um lugar de fácil acesso para ter sempre a oportunidade de ler e acompanhar.

Quais as dicas para quem tem dificuldades em seguir planejamentos?

Assim como tudo na vida, planejar é um exercício que exige disciplina e dedicação. O ideal seria que ao fazer um planejamento o empresário buscasse alguém para dar suporte. Pode ser um amigo, um coaching, a esposa (o). Pois, tendo alguém para dividir as dúvidas e fazer o acompanhamento junto, cria-se um comprometimento maior.

Após o 2°. ou 3°. ano fazendo o planejamento anual, como já se criou o hábito de fazer o acompanhamento, pode-se liberar o suporte. A dica para quem nunca fez, não consegue cumprir ou seguir o planejamento é: busque alguém para ajudá-lo nos primeiros 2 a 3 anos. Faça o planejamento com alguém que tenha conhecimento sobre as ferramentas de planejamento ou alguém que possa ajudá-lo nesse processo. Premie-se por estar cumprindo seus objetivos. Celebre cada conquista.

Qual a importância da motivação neste processo e como motivar os colaboradores de uma empresa?

A motivação é importantíssima. Sem ela dificilmente cumprimos nossas metas ou objetivos. Para motivar os colaboradores é necessário envolvê-los nesse processo. Reúna todos e busque que eles se incluam no planejamento. Divida seus sonhos, permita que eles possam se colocar e se incluir nesse sonho. Peça sugestões, crie responsabilidades e faça um acompanhamento mensal ou semanal, celebre com eles os sucessos obtidos. Transforme as metas da empresa em metas do grupo.

0 comentários :

Postar um comentário