Como criar uma empresa produtiva


Diego Manson | 04:54 |

*Christian Barbosa

Um dos grandes fatores que implica diretamente na capacidade da empresa crescer e se tornar lucrativa são a gestão da sua produtividade. Empresas desorganizadas, bagunçadas e cheias de urgências tem a tendência a falhar, perder dinheiro, talentos e sair do ciclo de crescimento.

Desde que lançamos o programa Neotriad SMB, com foco em aumentar a produtividade de pequenas e médias empresas, é visível que independente do setor e do tamanho, a falta de métodos de produtividade se torna uma barreira para a empresa dar um próximo passo.

Assim, listo os três fatores que ajudam a mudar esse paradigma na empresa:

1 – Tudo começa com o Empreendedor

Empreendedores sem tempo, urgentes e ansiosos criam uma empresa urgente, sem tempo e cheia de profissionais ansiosos. Se o empreendedor não procurar iniciar uma mudança pessoal na forma como ele gerencia seu tempo e como conduz a empresa, não há milagre.

O empreendedor precisa dar um próximo passo na busca de aprender a gerenciar seu tempo, buscar modelos de gestão e produtividade para a empresa e ter persistência de aplicá-los e dar o exemplo no grupo. Todo empreendedor deveria ler sobre gestão de tempo, deveria ser tão obrigatório quanto ter um plano de negócios!

2 – Sua empresa tem Metas de verdade?

Apesar de ser o item mais comentado em qualquer cursinho de gestão, poucas empresas sabem definir bons objetivos, com planos de ações viáveis. Quando se fala em desdobrar a meta para a equipe é outra utopia. Existe muita intenção, mas pouca prática nesse assunto.

Eu tenho trabalhado um conceito em metas que chamei de BLACKHOLE (buraco negro), que na verdade é um ponto central de concentração de energia no universo, tão poderoso e focado que puxa tudo para dentro dele. Esse conceito aplicado a empresa é perfeito, ou seja, não precisa ter 10 metas, tenha uma única meta central, que alinha toda a sua estratégia e as suas outras metas. Leia mais sobre o assunto aqui:

http://blog.maistempo.com.br/2010/07/29/blackhole-qual-o-buraco-negro-da-sua-empresa/

3 – Check-Lists

Boa parte das urgências na empresa são geradas por esquecimentos, falhas de comunicação, tarefas não muito claras, falhas em processos, etc. Uma das formas mais simples e básicas de mudar esse padrão é a criação de simples “check-lists”, que dizem exatamente o que cada pessoa deve fazer para completar uma determinada atividade. Transforme suas principais urgências em “check-lists” e observe que elas vão migrar de urgente para importante.

Nos EUA, vários hospitais adotaram o padrão de “check-list” para seu corpo clínico evitar esquecimentos (tipo uma tesoura dentro do seu corpo). Inclusive em cirurgias os médicos têm de “ticar” se a atividade foi feita.

Repare que não falei de processos. Mapeamento de processos é a evolução do check-list, mas para a pequena e média empresa isso é tão utópico que quem tentou fazer, raramente terminou e quando terminam se torna tão complexo que não conseguem aplicar.

Empreendedor: é possível ter mais tempo para a empresa, para a família e para você viver. Não precisa se matar para fazer a empresa crescer. O problema não é a falta de tempo, mas é como você tem usado seu tempo. Parta desse princípio, busque mais informações e tenha uma nova era na sua empresa e na sua vida!

Use seu tempo com muita sabedoria e até uma próxima oportunidade.

*Christian Barbosa – Maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em Reunião e co-autor do Mais Tempo, Mais Dinheiro.

Christian Barbosa é leitor do Blog Pensando Grande e contribuiu com este artigo. Se você também tem uma história para contar ou quer dar sua opinião, entre em contato com o Pensando Grande, a ‘Voz do Empreendedor’ é um espaço para nossos leitores. As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor.

0 comentários :

Postar um comentário