Como usar o Excel para fazer uma análise de sua empresa


Diego Manson | 05:04 |

Você sabe qual a real situação de sua empresa? Muitas vezes a gestão pode estar prejudicada pela falta de informações. Se você não tem dados estruturados disponíveis muitas vezes decisões são tomadas de maneira errada. Nas grandes empresas equipes de profissionais dedicam-se a analisar as diversas áreas em tempo integral, mas para o pequeno empresário tamanha dedicação não é viável. A falta de tempo não pode ser uma desculpa para deixar de estudar sua empresa. O período dedicado a analisar seu negócio pode prevenir que decisões equivocadas atrapalhem seu crescimento, informações estruturadas o ajudam a melhorar a gestão e colher frutos positivos.

Como começar

Fluxo de caixa, controle de estoque, vendas, orçamentos – você pode fazer um controle de diversas áreas de sua empresa com uma ferramenta que você provavelmente já tem: o Excel. As possibilidades são muitas, você pode fazer o download gratuito de planilhas já formatadas no portal Grátis e Melhor. Uma dica prática potencializar a análise de sua empresa é aproveitar os recursos do Excel 2010, clique aqui e baixe gratuitamente uma versão para experimentar o Office 2010.

Com o recurso de formatação condicional, você poderá identificar rapidamente as variações em uma faixa de valores – relativos a vendas, orçamentos, saída de produtos ou faturamento, por exemplo. As cores apontam os valores altos, médios e baixos. É possível também inserir ícones para facilitar a visualização.

Em alguns clique é possível ativar o recurso, acompanhe o passo a passo:

1. Selecione os dados a serem analisados.

2. Na guia Página Inicial, no grupo Estilos, clique na seta ao lado de Formatação Condicional e, em seguida, clique em Escalas de Cor ou Conjunto de Ícones.

3. Passe o mouse sobre as escalas de cores ou ícones para visualizar os dados com formatação condicional aplicada.

Confira o vídeo abaixo e veja como é fácil!


0 comentários :

Postar um comentário