7 Dicas para reduzir custos


Diego Manson | 05:14 |

Mesmo em um bom momento da sua empresa, reduzir custos é importante, afinal, menos gastos, mais lucros. Por isso reunimos dicas práticas para o pequeno empresário aplicar em seu negócio. As orientações são do autor do best seller norte-americano Dobre seus lucros, Bob Fifer, e foram selecionadas pelo Blog dos Empreendedores. Claudio de Castro, colunista do blog Sobre Administração, também contribuiu com as dicas deste artigo.

1. Atenção aos fornecedores

Para o autor de Dobre seus lucros, a melhor maneira de começar a diminuir as despesas é negociar na hora das compras, e dimensionar qual o volume que será comprado e estocado. Isso permite mais rapidez de giro e é essencial para manter o caixa equilibrado. Deixar as negociações nas mãos somente dos encarregados das compras é um erro.

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2. É preciso ter um chato, eleja um vilão

O autor afirma que não é possível avaliar gastos sem alguém assumir o papel de ‘chato’. Cabe ao empresário definir quem será: o presidente da empresa, um funcionário escolhido para fazer isso, ou até um consultor especialmente contratado para a função. Essa pessoa fará o trabalho de avaliar minuciosamente o custo de cada operação e cada item comprado, principalmente aqueles com maior volume, e definir limites aos preços cobrados pelos fornecedores.

3. Faça cotações ou organize concorrências

Neste quesito os dois especialistas concordam, é preciso utilizar instrumentos para alcançar o melhor preço. Para Castro, a importância de fazer cotações sempre antes de comprar é muito clara: “por menor que seja a diferença, ela significará dinheiro!”.

Já Fifer indica cotações quando a empresa for os itens que pesam em seu caixa. A estratégia é promover uma concorrência entre os fornecedores pelo menos uma vez por ano. E o pulo do gato: “se você simplesmente disser a cada um deles que está fazendo uma concorrência, o efeito é o mesmo”.

4. Evite reuniões fora da empresa

Reuniões externas demandam um gasto na maior parte das vezes desnecessário. Além disso, afastam funcionários das atividades mais produtivas.

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5. Estude a terceirização

Para Castro a terceirização é uma opção para tudo aquilo que está fora de sua competência. “Sua empresa possui uma competência essencial, ou seja, aquilo que é o real negócio dela, isto você nunca deve ser terceirizado”, destaca.

6. Cobre juros

Seus clientes fazem pagamentos dentro do prazo? Nem sempre, e muitas vezes o prejuízo é arcado por você. “Caso não consiga deixar de financiar seus clientes, então não faça isto de graça, cobre juros. Seu dinheiro não pode ficar em sua organização sem conseguir gerar receita”, explica.

7. Mantenha a informação acessível

Situações como demora para encontrar uma planilha, enviar um orçamento ou responder a um cliente prejudicam sua empresa. Por isso Castro dá a dica: “quanto menor o tempo gasto por seus funcionários para procurar uma informação, maior o tempo dele para fazer outras tarefas e melhorar a produtividade”.

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