Como atrair compradores para sua loja virtual


Diego Manson | 13:31 |

A loja de lingerie Siricutico, por exemplo, adotou recentemente o modelo de comércio eletrônico. A publicitária e responsável pelo e-commerce, Claudia Tambelini não tinha conhecimento da área até fazer um curso sobre vendas virtuais. Ela apresentou o projeto às proprietárias da loja física que gostaram da ideia.

Negócios pequenos normalmente não dispõe de uma verba muito grande para comunicação. Na verdade, divulgação é a alma do negócio. É preciso pensar muito bem num plano de divulgação, afinal de contas, você precisa de clientes que chamem clientes”, explica Claudia. A publicitária diz ainda que a internet é a principal aliada para as pequenas empresas. “Além de divulgar em redes sociais, a saída é fazer parcerias com blogueiros e outros sites. Fizemos um trabalho grande com diversas blogueiras e demos produtos para elas sortearem em seus sites. Tivemos uma repercussão muito grande, afinal de contas, é exatamente o público que estamos lidando. Você pode não ter muito dinheiro para investir em comunicação, mas certamente tem produto. Use isso como sua moeda de troca”, conta Cláudia. Outra dica da publicitária é equilibrar a comunicação com seu estoque, “horizontalizando e verticalizando ao mesmo tempo”.

A especialista em e-commerce e fundadora do E-Vision Consulting, Solange Oliveira lista 5 grandes grupos de marketing para lojas virtuais:


“Destaco duas dessas iniciativas: o programa de afiliados e o e-mail marketing. O primeiro, se bem alinhado com um plano de mídia pode trazer ótimos resultados. Conheça bem para quem você vende e a concorrência. Agora, não podemos confundir e-mail marketing com spam. Enviar e-mail aos montes pode ser mortal para seu negócio. Selecione bem sua lista de contatos e envie promoções e dicas interessantes para eles”, aconselha Solange, mais conhecida como e-commerce girl.

“80% do seu investimento num comércio eletrônico tem que ser para divulgação. Boa parte dos anúncios são feitos no modelo pay per click, ou seja, você paga quando clicarem. Volto a dizer que é necessário alinhar seu estoque e comunicação, ter modelos, tamanhos e cores disponíveis”, alerta e aconselha Cláudia.

Como você viu, ter uma loja virtual não é tão simples quanto parece. É necessário organização, um plano de negócios e comunicação, jogo de cintura e dedicação.

Clientes

Um estudo realizado pela e-bit mostrou que o e-consumidor está cada vez mais seguro e confiante em realizar compras via web. O índice de satisfação dos consumidores brasileiros com o comércio virtual atingiu 86% no primeiro semestre deste ano. Dos entrevistados no estudo, 86% disseram que apenas olharam alguns itens e saíram da loja, não chegando a começar o processo compra. Já 14% disseram que deram inicio ao processo de compra, mas acabaram não concluindo o procedimento.

Esse tipo de comércio possibilita você ter uma carta de clientes muito mais específica e detalhada em razão da quantidade de dados que ele te fornece no cadastro. Seja inteligente ao usar essas informações. Dê desconto em épocas de aniversário, mantenha contato com ele para saber de sua satisfação com relação ao produto e pergunte sobre o que ele gostaria de incluir na loja. Os clientes são um ótimo termômetro para loja, possibilitando assim um melhor aprimoramento do serviço. Se existir também uma loja física, convide-o para conhecer essa loja, promova encontros com seus clientes e esteja sempre aberto e preparado para solucionar problemas e reclamações.

Nunca se esqueça dos direitos e deveres do consumidor virtual. Falamos na semana passada sobre isso, mas é importante lembrar que o Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor criou diretrizes do comércio eletrônico (veja aqui) que devem ser muito bem entendidas pelas pessoas que trabalham em sua loja.

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Fonte.: Pensando grande

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