Web 2.0 Erros e Acertos - Paulo Siqueira


Diego Manson | 16:14 |


Sinopse:
Este livro tem o objetivo de transferir e compartilhar o conhecimento e as experiências acumuladas no desenvolvimento de um projeto para a web. É um relato prático e real. Interessante para estudantes, professores, programadores, analistas, desenvolvedores, gerentes de projeto, executivos de TI, blogueiros, jornalistas de tecnologia, enfim, serve para qualquer pessoa que tenha curiosidade, interesse e queira saber mais sobre como fazer ou como funciona um projeto para a Web.

Não é um manual em sua essência, mas a compilação de algumas ações e reflexões sobre o desenvolvimento de novos projetos – começando pela concepção de uma idéia, a sua elaboração até a sua implementação. Os erros e acertos são evidenciados ao longo do texto, conjuntamente com algumas referências que podem ser úteis em novos projetos. O livro está dividido em tópicos, quase em ordem cronológica. No entanto, várias das atividades aqui descritas foram, na maioria das vezes, executadas simultaneamente.

Na Parte 1 – O Projeto, comento como surgiu a idéia e a concepção do projeto. Do “insight” até a execução, passando pelo (não) planejamento.

A Parte 2 – Programação, está focada no aspecto técnico e formal, com algumas referências à codificação, banco de dados, uso de APIs, DNS, etc.

Na Parte 3 – Propaganda Online, relato as minhas experiências na área de propaganda online e como funcionaram, ou melhor, não funcionaram.

Já na Parte 4 – Erros e acertos, comento sobre as dificuldades e desafios encontrados. Serve como um manual para os novos aventureiros de plantão que como eu que se lançam no mundo da web.

Finalmente, na Parte 5 – O Futuro, abordo algumas possibilidades para dar continuidade ao projeto. O que espero é que este livro sirva de incentivo e referência e, antes de tudo, fomente uma reflexão sobre o desenvolvimento de projetos para a Internet, a multiplicidade de ações envolvidas, as estratégias e a sua complexidade. Termino o livro com uma proposta e novos sonhos.

0 comentários :

Postar um comentário